domingo, 10 de janeiro de 2016

O Bolo da Rosinha


Ingredientes
Base:
120g farinha
4 ovos
60g açúcar
100g manteiga sem sal
200g chocolate de culinária (usei Pantagruel)
½ chávena de café de leite
1 colher de chá de fermento em pó
Pitada de pimenta cayenne

Começar por barrar uma forma de fazer cheesecake com manteiga. Derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria. Bater as claras em castelo à parte. Num recipiente misturar a farinha, fermento, 4 gemas, pitada de pimenta cayenne, leite e o açúcar com a batedeira. Adicionar depois o chocolate e manteiga derretidos, batendo sempre. Adicionar depois as claras em castelo com uma espátula. Verter para a forma, deixando o equivalente a uma chávena de chá de fora para colocar numa segunda forma (não precisa de untar esta forma). Levar ambas as formas ao forno a 180º durante 20 minutos (usar o palito para verificar a cozedura).  O bolo na forma que não foi untada é para ser esfarelado quando estiver frio, para usar no topo do bolo.
Deixar arrefecer o bolo e guardar no frigorífico.

Mousse chocolate leite:
150g chocolate leite (usei Milka)
2 ovos
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de manteiga
3 folhas de gelatina
½ colher de café de pimenta cayenne

Começar por colocar as folhas de gelatina em água fria 5 a 10 minutos. Derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria. Bater as claras em castelo. Misturar com a batedeira as 2 gemas, o açúcar e a pimenta. Adicionar depois o chocolate e manteiga derretidos. Entretanto dissolver a gelatina em banho-maria, depois de espremer a água (uso o mesmo recipiente onde derreti o chocolate, sem o lavar). Adicionar a gelatina dissolvida e as claras em castelo com uma espátula. Verter por cima do bolo e manter no frigorífico. Esperar cerca de 1 hora antes de fazer a mousse de frutos vermelhos.

Mousse frutos vermelhos:
400g de frutos vermelhos congelados
200ml de natas frescas
2 claras
3 colheres de sopa de açúcar
1 chávena de café de água
3 folhas de gelatina

Começar por cozinhar os frutos vermelhos com 2 colheres de sopa de açúcar e a água em lume brando durante 15 minutos. Depois de arrefecer passar por um quador, queremos apenas o sumo resultante da cozedura. Bater as 2 claras em castelo. Num recipiente bater as natas frescas até ficarem cremosas. Continuar a bater adicionando 1 colher de sopa de açúcar e o sumo dos frutos vermelhos. Dissolver em banho-maria as folhas de gelatina. Adicionar às natas a gelatina dissolvida e as claras em castelo e envolver com uma espátula. Verter por cima da mousse de chocolate de leite. Deixar no frigorífico pelo menos 1 hora.
Depois colocar por cima da mousse de frutos vermelhos o bolo de chocolate esfarelado.

Coulis frutos vermelhos:
150g de frutos vermelhos congelados
chávena de café de Drambuie
½ chávena de café de água
2 colheres de sopa de açúcar
Pitada de pimenta preta moída

Atenção! Isto não é a receita de um coulis tradicional, mas a minha subversão da mesma!
Num tacho colocar os frutos vermelhos, o Drambuie (se não tiver, apesar de isto ser moralmente inaceitável e deveria ser punível por lei, pode usar licor de cereja ou um outro licor, enfim, daqueles que se têm por casa para dar às visitas que queremos despachar), o açúcar, a água e a pimenta preta (devo ter colocado uma boa colher de chá de pimenta preta acabadinha de moer, porque aquela já moída parece que foi cremada e nem a terra que há-de comer estes olhinhos a quer!). Deixar em lume brando 15 minutos, até atingir alguma viscosidade. Passar pelo quador e derramar no centro do bolo.
Voilá! Terão um bolo que é agradavelmente doce (mesmo!) e como leva pimenta cayenna praticamente será o equivalente a beber um copo de água em termos de calorias (sim, porque a pimenta acelera o metabolismo, logo as calorias são todas dissolvidas qual banho-maria gástrico, e ninguém pode dizer que está de dieta e não pode comer).



Um agradecimento especial à Paula Veigas Minhoto na sugestão do coulis para cobertura (inicialmente tinha pensado em caramelo salgado, que seria ca-tas-tró-fi-cuh!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário