quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O Pesadelo dos Gulosos

Chama-se pesadelo porque tem pouco açúcar e ao comer solta-se um sabor salgado divinal (impróprio para pessoas gulosas)

Ingredientes para o bolo:
300g chocolate negro (usei da Lindt 95% cacau)
10 ovos
3 colheres de sopa de farinha maizena
3 colheres de sopa de açúcar
200ml de natas frescas
1/2 colher de café de pimenta cayenne 
1 colher de chá de manteiga
1 colher de chá de fermento

Começar por untar duas formas idênticas e polvilhar com farinha. Acender o forno a 180ª. Começar por derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria. Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo. Juntar às gemas o açúcar e a pimenta cayenne e bater muito bem. Adicionar por esta ordem, a farinha maizena, o fermento, as natas e o chocolate derretido e continuar a bater. Envolver depois as claras em castelo com uma espátula. Quando tiver uma mistura homogénea dividir pelas duas formas e levá-las ao forno 20 minutos (experimentar com um fósforo para verificar se estão cozidos. Deixe arrefecer dentro do forno! Caso retire logo do forno os bolos irão abater.

Ingredientes para o recheio:
300g de frutos vermelhos congelados
2 colheres de sopa de whiskey (pode substituir por água)
2 colheres de sopa de açúcar

Colocar todos os ingredientes num tacho e levar a lume brando. Deixar cozinhar durante 20 minutos. Assim o recheio irá manter a acidez dos frutos.

Ingredientes para o caramelo salgado:
100g de açúcar
70g de manteiga sem sal
100g de natas frescas
sal qb

Começar por colocar o açúcar num tacho alto e deixar atingir o ponto de caramelo. Quanto mais escuro ficar o açúcar, menos doce será. Para mim o ponto ideal é quanto fica escuro e solta um nadinha de fumo. Retirar o tacho do lume e adicionar a manteiga, mexendo continuamente. Quando a manteiga estiver completamente derretida adicionar as natas (se estiverem liquidas, bata-as primeiro com a batedeira para ficarem mais espessas). É normal o borbulhar neste ponto da mistura! Por fim adicionar o sal mexendo sempre (eu adiciono cerca de uma colher de chá bem cheia de flor de sal). Levar o caramelo ao frigorífico uma hora antes de utilizar.

Construir o Pesadelo:
Colocar o primeiro bolo no prato de servir. Pode fazer buracos com um garfo no topo para que o sumo dos frutos penetre no bolo. Colocar sobre este bolo a redução de frutos vermelhos. Colocar depois o segundo bolo. No topo espalhar o caramelo salgado. Para criar um efeito especial em termos de textura, pode decorar com pipocas (sem sal nem açúcar!).

Sem comentários:

Enviar um comentário